terça-feira, 22 de outubro de 2013

JUSTIÇA CONDENA PARCELADOR-INFRATOR

Acesse o manual do MPSC
A pedido do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, o Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma condenou parcelador-infrator (réu) a pena de 1 (um) ano de reclusão, a ser resgatada inicialmente em regime aberto, assim como o pagamento da pena de multa de 10 (dez) salários mínimos, que será revertida para uma instituição filantrópica. Tendo em vista a primariedade do réu, a pena privativa de liberdade foi substituída por multa, no valor de 05 (cinco) salários mínimos.
A condenação foi motivada por denúncia, oferecida em Março de 2010, baseada em inquérito policial que apurou que o réu efetuou o parcelamento do solo, na modalidade loteamento, sem autorização do órgão público competente, e procedeu à venda de lotes não registrados no Registro de Imóveis competente.
Consta na sentença que a “confissão empreendida pelo réu está em consonância com a robusta prova documental amealhada, que não deixa dúvidas acerca da comercialização de lotes antes do registro do loteamento junto à municipalidade. […]. É evidente, neste compasso, que o réu, em ato volitivo e consciente, efetivamente comercializou área do solo urbano antes da aprovação do loteamento correspondente pela autoridade competente, devendo, portanto, ser responsabilizado pela prática do delito previsto no art. 50, parágrafo único, inc. I, da Lei n.º 6.766/79”.
Ainda cabe recurso (Ação Penal nº. 020.09.015825-3).


Ainda sobre o tema ordenamento urbano, segue abaixo orientações levantadas no programa Alcance número 3


O programa Alcance esclarece o trabalho do Promotor de Justiça para combater problemas como os loteamentos irregulares e fiscalizar a ocupação do solo nas cidades.
Conheça mais esta área de atuação do ministério público: o ordenamento urbano.



Como regularizar um terreno com escritura de posse?


Escrituras de posse, terrenos em área de marinha... Problemas comuns no litoral prejudicam quem sonha em construir a sua casa própria. Saiba como o Ministério Público atua para proteger os interesses do consumidor e do meio ambiente nesses casos.



Programa Alcance orienta população sobre loteamentos irregulares


No segundo bloco do programa Alance nº 3, os Promotores de Justiça convidados esclarecem a diferença sobre loteamento irregular e loteamento clandestino e orientam sobre como a população pode fiscalizar e evitar a compra de um terreno ilegal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário